A importância da Base de Dados

Uma base consistente contribui para uma imagem positiva da organização


As empresas, ao cadastrarem um novo cliente ou contato em sua base de dados, em sua maioria, não têm o cuidado de normalizar os dados no momento do cadastro, o que no futuro, pode gerar problemas quando surge a necessidade de levantamento de perfis de seus clientes. O fato é muito comum, pois muitas vezes os dados estão sem nenhum padrão ao serem armazenados em campos como nomes, documentos, telefones, endereços ou até a validação do CEP ao endereço informado.

Em muitos casos, a própria empresa não sabe analisar se os dados que possui são qualificados, justamente por este não ser o seu "core". A organização possui quantidade, mas não qualidade e ao contratar uma companhia especializada no tratamento de banco de dados, surpresas aparecem, pois verificam que o seu database pode estar mais desatualizado do que imaginam, de forma inconsistente, duplicado e até mesmo defasado, surgindo a necessidade do enriquecimento dos dados cadastrados na base.

Vale salientar que dados íntegros agregam valor e valor alavanca negócios. Uma base consistente mantém e contribui para uma imagem positiva da organização. Empresas de telemarketing ligando para números telefônicos errados para buscar um determinado cliente, perdem bastante, e de duas formas: em sua imagem e, principalmente, em seus próprios investimentos, por não saberem onde está seu cliente, gerando custo desnecessário por ligações perdidas. Outro exemplo é a falha na mala direta, em que o envio de correspondências muitas vezes é realizado para  endereços inválidos ou que não mais pertencem ao cliente.

A partir de uma base tratada, é possível agregar informações dos dados com o enriquecimento. Uma base enriquecida contribui diretamente para mais resultados a partir de um bom planejamento estratégico. Imagine o caso de um diretor que, ao analisar os dados de seus clientes, consegue visualizar além da porcentagem de homens e mulheres, a faixa etária, faixa de renda estimada, dados do IBGE, as principais profissões, dentre outras informações. Certamente, de posse destes números, novas ações poderão ser tomadas para o crescimento da companhia como um todo e, fundamentalmente, mais retornos sobre os investimentos realizados nas ações de marketing, que pedem cada vez mais por segmentação e personalização.

Comunicar-se de forma clara, objetiva e atraente sempre foi tarefa para todos. O que precisamos parar para pensar e colocar em prática é sobre como realmente acertar de forma a ganhar a tão almejada atenção de quem desejamos manter, fidelizar e ainda conquistar.

Por: Karla Ynonye | Fonte: revista ClienteSA