Qual é a importância de integrar as equipes de marketing e vendas?


Foto: Startup Stock Photos/Pixabay

Como vimos até aqui, gerenciar uma equipe de vendas envolve uma série de técnicas e estratégias. Por essa razão, é interessante falarmos sobre uma ação que vem aumentando muito a eficiência das empresas, não só do setor de vendas, mas como um todo.

Você se lembra de que, no início deste artigo, falamos sobre a importância dos times de marketing e vendas para qualquer negócio? Realmente há uma grande valorização desses setores, já que eles são voltados para o trabalho na geração de lucro dentro de uma instituição.

Contudo, você sabia que existe uma técnica que é capaz de potencializar esses dois times, ao mesmo tempo, com ações integradas? Ela se chama smarketing! Em inglês, a palavra “smarketing” representa sales (vendas) e marketing. No Brasil, também conhecemos esse termo como vendarketing (vendas e marketing e ele já está sendo aplicado em várias empresas.

O intuito dessa estratégia é unir as duas equipes em prol de resultados melhores para toda a empresa, não só pensando em um setor específico, como é mais comum em diferentes companhias.

O que acontece é que, trabalhando de forma isolada, há muitos conflitos entre os responsáveis. Por exemplo, casos onde o setor de vendas alega que as oportunidades não são criadas corretamente, porém, os profissionais de marketing se defendem dizendo que a outra equipe é que não consegue finalizar a conversão do lead gerado. No final, os gestores não conseguem encontrar onde está a falha e todos saem perdendo.

Por essas razões é que a ideia do smarketing visa a união dessas equipes, traçando estratégias em conjunto, compartilhando informações relevantes, construindo um plano de ação com as opiniões de ambos e contemplando as mesmas metas e objetivos.

O seu negócio somente terá êxito se ambas as equipes trabalharem juntas. Se o resultado esperado for alcançado, todos saem ganhando. Caso contrário, todos devem repensar as ações.

No nosso artigo, vimos como gerenciar uma equipe de vendas e entendemos que essa prática tem sim uma certa complexidade, mas os resultados fazem valer a pena todo o esforço. É preciso ficar atento aos principais desafios enfrentados para que eles não sejam um obstáculo para o crescimento da sua empresa.

Sendo assim, esperamos que você tenha prestado atenção nas nossas dicas sobre como gerenciar uma equipe de vendas de sucesso para otimizar os resultados da sua empresa. Também, não se esqueça da nossa orientação de unir os times de marketing e vendas, que é uma ótima ideia e pode transformar os seus ganhos.

Por: Marcelo Rama | Fonte: DDWB