O ano de 2020 foi atípico e desafiador para o mundo dos negócios. Por isso, as expectativas que já costumam se elevar com a chegada de um ano novo estão ainda maiores em 2021.
Mas, quais devem ser as principais tendências de mercado para este ano? O professor de empreendedorismo e inovação da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Reis listou as principais questões nas quais os empreendedores devem ficar atentos.
Antes de apontar as tendências, é importante ressaltar quais cenários são esperados para 2021. Segundo Reis, este será um “ano de transformação ou de ponte, entre um 2020 extremamente desafiador e um 2022 que deve nos trazer para o início de um futuro diferente”.
O especialista em Gestão Empresarial e Empreendedorismo destacou que, no primeiro trimestre do ano, as discussões sobre a pandemia do novo Coronavírus ainda estarão em pauta, inclusive a possibilidade de um novo período de isolamento, por conta do carnaval.
Por isso, ainda deverá ser um período de incertezas para o desenvolvimento dos negócios. Além disso, uma nova gestão assumirá o comando nos Estados Unidos, movimentação que deve causar reflexos em todo o mundo.
10 tendências
1. Crescimento do online - As marcas que ainda não conseguiram se consolidar no meio digital em 2020 precisarão ficar atentas a isso este ano. O meio digital que apresentou crescimento exponencial durante a pandemia deve continuar em alta em 2021.
2. Cliente é o rei - O crescimento online também eleva o nível de concorrência no meio digital. Por isso, as marcas precisam identificar formas de encantar e fidelizar seus clientes.
3. Novas tecnologias - Tecnologias que já eram utilizadas em diversos segmentos como Educação e Finanças também poderão se inserir no mercado de vendas, como a Realidade Aumentada e Big Data.
4. Novas abordagens - Em 2021 também será o momento das empresas devem se preparar para realizar suas vendas: vendas reativas ou proativas? Em qual modelo apostas?
5. Novas configurações - Neste ano, as lojas precisarão se comportar como verdadeiras Showrooms. Além disso, as empresas deverão apostas em vendas pelo modelo omnical, ou seja, atuar de forma linear em todos os seus canais, seja online (site, e-mail, redes sociais) e presenciais (lojas físicas).
6. Meios de pagamentos digitais - Novos meios de pagamento estão surgindo e se consolidando no mercado, com o PIX, pagamentos por aproximação, pagamentos via websites (compra segura). As empresas precisam estar atentas a isso.
7. Apps e sites - Também será uma boa estratégia avaliara grandes apps e websites para agregar lojas ou produtos (ex. iFood, Mercado Livre). Há tendência para websites por Shopping Center e por silo de vendas também.
8. Culto a marcas - Para se sobressair no mercado, muitas empresas deverão investir em seguidores, busca por clientes fiéis que atuem como evangelizadores da marca.
9. ESG (Environmental, social and corporate governance) - As marcas também precisarão investir em sustentabilidade: sociedade, meio ambiente e governança.
10. Ano do empreendedorismo - Conforme já mencionado, a crise econômica e falta de oportunidades no mercado formal fará com que muitas pessoas busquem o empreendedorismo como alternativa.
Fonte: Folha Digital