Mudanças no cenário econômico e financeiro podem impactar de maneira positiva (ou não) os negócios da sua empresa. Crises financeiras, a chegada de um novo modelo de negócio, um novo concorrente; estes são alguns dos fatores que podem provocar certa instabilidade financeira na empresa e isso pode afetar a sua equipe.
A instabilidade financeira pode abalar a confiança que a equipe possui na empresa. Afinal, o que o futuro reserva para uma empresa que não é estável financeiramente? Para te ajudar a lidar com este momento marcado por incertezas, separei algumas dicas importantes. Vamos lá, querida pessoa?
4 dicas para impedir que a instabilidade financeira não afete a sua equipe:
Seja transparente com os colaboradores - É de fundamental importância que neste momento, os gestores sejam transparentes e honestos com a equipe. Não tente mostrar uma situação que não é real. Mostre como a empresa está financeiramente de forma clara e sincera.
Ouça sugestões - Ao mostrar o que acontece de fato na sua empresa, você envolverá os colaboradores no problema. E isso será benéfico, pois estes poderão trazer ideias e soluções para contornar o fator que provocou a instabilidade financeira. Portanto, esteja pronto para ouvir sugestões. Ouvir na essência e sem julgamentos, não é mesmo?
Trace uma estratégia - Em momentos de instabilidade financeira, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para enfrentar a situação. Um bom planejamento com estratégias traçadas para este fim é de extrema importância. Faça um levantamento das finanças da empresa, ouça os colaboradores e demais gestores, analise o mercado e depois disso, trace as estratégias. Siga estas estratégias com disciplina e foco.
Dê feedbacks frequentemente - Tão importante quanto ouvir os colaboradores é mostrar a eles o que tem sido feito e os resultados alcançados. Estabeleça um período para mostrar aos colaboradores as ações tomadas e os resultados obtidos. Mostre aos colaboradores que a gestão tem feito ações importantes para garantir a estabilidade financeira desejada por todos. Lembre-se sempre de se lembrar que uma empresa é feita de pessoas. Pessoas que confiam no trabalho e nas habilidades que cada um possui. O feedback é importante para renovar a confiança que os colaboradores possuem na gestão e vice-versa.
E para você, existem outras medidas para garantir que a instabilidade financeira não afete a equipe? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.
Por: José Roberto Marques | Fonte: Instituto Brasileiro de Coaching
