Administrar é muito mais do que exercer controle sobre um grupo de pessoas: é ensinar, ajudar, compreender, delegar tarefas… Muito mais do que uma ciência, a Administração é uma arte, onde exercer a atividade com sucesso, é uma verdadeira obra-prima.
Não é um simples diploma, um mero pedaço de papel que determina suas condições de aptidão sobre a profissão. O Administrador tem o dom de liderar, de se sobressair diante de um grupo, ele fala com segurança, age com determinação e sabedoria. A faculdade fornece as teorias, mas o mercado só aprovará a sua prática, se você estiver preparado para a incrível jornada empresarial.
Hoje, vivemos em um mundo de concorrências, onde temos muitos formados em Administração, para poucos cargos. Assim como também vemos, uma subdivisão do conceito de administrar: há alguns anos, éramos simplesmente administradores, formados e qualificados para trabalhar em qualquer segmento empresarial.
A atual administração se subdivide em diversos ramos, como Administração Pública, de Serviços, Hospitalar, Hoteleira, de RH e de Empresas. É preciso saber muito bem qual a finalidade se destina a sua vontade de trabalhar nessa profissão para garantir o sucesso do seu investimento, pois será necessário muito mais do que dinheiro para sua formação.
É preciso preparo psicológico, vontade e certeza de que é um ramo arriscado, diversificado, onde sempre há novos investidores, profissionais e concorrentes. A disputa é acirrada, mas todos têm as mesmas chances, mas nem todos têm as mesmas oportunidades. Agarre as chances que surgirem na sua vida, e então crie novas oportunidades. Existem muitos oportunistas no mercado, mas a chave do sucesso é você ser o diferencial, ser melhor e mostrar isso aos outros.
Tudo é uma questão de esforço, mérito e inteligência. Precisa-se de pessoas com a mente aberta, inovadoras, dinâmicas, profissionais e competentes. A comunicação e a empatia são as portas principais de acesso ao mercado.
Ressalto: é preciso se comunicar, já não basta saber escrever. É preciso saber falar, expressar-se de maneiras diversas. Afinal, o importante é fazer-se entender e ter facilidade de compreender os demais nas mais variadas formas. Todos esses ingredientes fazem parte da nova receita de uma Administração de sucesso, onde todos saem vitoriosos
Por: Tânia Mer Idalêncio | Fonte: Administradores