Vendarketing: o que é, principais vantagens e 3 dicas de como implementar na sua empresa

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Marketing e vendas são dois setores-chave para o bom desempenho de qualquer modelo de negócio. Enquanto o primeiro trata da divulgação da marca, da prospecção de novas oportunidades e da nutrição de leads, o segundo é o que vai converter esses leads em clientes.

Tendo em vista a importância dos departamentos de marketing e de vendas, nada mais natural do que fazer com que eles trabalhem de maneira integrada. É dessa ideia que surge o conceito de vendarketing.

Apesar de não ser uma prática recente, o vendarketing é uma tendência que vem se fortalecendo nos últimos anos entre diferentes organizações.

Neste artigo, vamos explicar o que é vendarketing, por que ele é importante e principais vantagens. Além disso, você também vai poder conferir 3 dicas essenciais para promover o vendarketing na sua empresa de forma prática:

  1. Promova o compartilhamento de dados entre os times de Marketing e Vendas;
  2. Incentive a participação dos vendedores nas campanhas de marketing;
  3. Elabore um Acordo de Nível de Serviço entre Marketing e Vendas.

O que é Vendarketing?

Vendarketing é um termo utilizado para se referir à junção entre Vendas e Marketing.

Conceitualmente falando, Vendarketing ocorre quando os setores de Marketing e de Vendas passam a atuar de maneira integrada e transparente.

No Vendarketing, observa-se um alinhamento entre esses dois departamentos essenciais para o sucesso de uma empresa, os quais passam a compartilhar da mesma visão a respeito da jornada do cliente.

Qual a importância do vendarketing?

A integração e o alinhamento entre os departamentos de Marketing e de Vendas de uma empresa são práticas indispensáveis para que os profissionais desses setores possam trabalhar em direção a objetivos em comum.

Por meio do Vendarketing, consegue-se direcionar melhor os esforços dos colaboradores, evitando falhas e retrabalhos causados por informações desencontradas e por expectativas desalinhadas.

O Vendarketing favorece a identificação e a prevenção de situações que podem comprometer o desempenho comercial da empresa. Além disso, ele é importante também por possibilitar um melhor aproveitamento das oportunidades de negócio a partir da cooperação em Vendas e Marketing.

Vantagens de implementar o Vendarketing

A implementação do Vendarketing pode representar uma série de vantagens para a sua empresa. Dentre as principais, destacam-se:

  • Otimização do trabalho de Marketing e Vendas;
  • Processo comercial mais fluido;
  • Redução de custos de aquisição de novos clientes;
  • Aumento na geração de receita;
  • Entendimento compartilhado sobre quem são as buyer personas;
  • Comunicação mais clara e eficiente entre os setores;
  • Melhor preenchimento de lacunas
  • Melhoria na qualificação de leads;
  • Abordagens comerciais mais certeiras.

Como fazer o alinhamento entre o marketing e a venda?

Para alinhar Marketing e Vendas e implementar o Vendarketing na sua empresa, existem 3 dicas fundamentais que você precisará colocar em prática. Confira abaixo quais são elas:

1. Promova o compartilhamento de dados entre os times de Marketing e Vendas - Para ser bem sucedido na implementação do Vendarketing na sua empresa, é indispensável que se promova o compartilhamento de dados e informações relevantes entre os times de Marketing e de Vendas.

Dessa forma, todos os colaboradores poderão visualizar, por exemplo, o momento do funil de vendas em que o lead se encontra e os materiais que ele já acessou. Isso ajuda a evitar redundâncias e a tornar o processo comercial mais ágil.

2. Incentive a participação dos vendedores nas campanhas de marketing - É de extrema importância que o time de vendas esteja a par das campanhas de marketing que estão em andamento e das estratégias utilizadas na geração de leads.

Dessa forma, os vendedores conseguem preparar uma estratégia argumentativa que seja coerente às ações de marketing às quais os potenciais clientes foram expostos.

3. Elabore um Acordo de Nível de Serviço entre Marketing e Vendas - Nesta terceira e última dica para implementação do Vendarketing no seu modelo de negócio, procure elaborar junto com marqueteiros e vendedores um Acordo de Nível de Serviço - Service Level Agreement (SLA).

Trata-se de um documento em que Marketing e Vendas combinam responsabilidades e metas que precisam ser cumpridas para que o desempenho não atrapalhe a performance do outro.

Por exemplo, o SLA pode definir quando um lead deve ser considerado maduro o suficiente para ser encaminhado para o time de Vendas.

Por: Gustavo Gomes | Fonte: Agendor