5 dicas de como ser o melhor vendedor


Foto: Jopwell/Pexels

Para saber como ser o melhor vendedor, comece desenvolvendo paciência, organização e inteligência emocional. Além disso, é preciso ter acesso às ferramentas adequadas e investir em cursos e treinamentos. Porém, para se destacar no mercado, apenas isso não é o suficiente. 

Se você busca informações práticas sobre como ser o melhor vendedor não só da sua empresa, mas também do ramo, você está no lugar certo. Neste post, eu te dou 5 dicas de como ser o melhor vendedor do mundo. 

Já que está por aqui, que tal aprender como aumentar as vendas em tempos de crise de maneira rápida e eficaz? 

5 dicas de como ser o melhor vendedor

1. Planeje e organize suas vendas - Um vendedor de sucesso precisa planejar processo de vendas e organizar seus contatos. Atualmente, fazer anotações e listas no papel representam técnicas inaceitáveis nas empresas que querem desbancar a concorrência. 

Por isso que um sistema CRM tornou-se ferramenta obrigatória para um top performer. Isso porque a plataforma permite personalizar seu processo conforme as especificidades da venda e as características do cliente. 

2. Cultive o aprendizado - A leitura é um hábito que você deve inserir na sua rotina se o seu objetivo é realmente saber como ser o melhor vendedor. Isso porque você se beneficia com o aprendizado através da experiência de outros profissionais. 

Livros para você se tornar o melhor vendedor: 

  • Como fazer amigos e influenciar pessoas: tudo sobre o comportamento humano para compreender as relações interpessoais;
  • 7 passos para se tornar um vendedor de milhão: e-book com dicas e habilidades necessárias para bater todas as metas e aumentar as vendas;
  • A bíblia de vendas: os mandamentos do sucesso das vendas para os vendedores de sucesso;
  • Vendas não ocorrem por acaso: o guia de vendas mais prático disponível no mercado com técnicas para gestores e vendedores.

3. Conheça as armas de persuasão - Para estimular o cliente a tomar uma decisão rápida e assertiva, é preciso fazer uso dos gatilhos mentais como ferramentas de persuasão. Com o uso dessas armas psicológicas, o seu cliente faz escolhas no modo “piloto automático” e você fica mais próximo do “sim”.  

Exemplos de gatilhos mentais: 

  • Autoridade: a imagem de uma pessoa que domina o assunto pode passar mais confiança ao cliente e ele se sentirá seguro para realizar a compra; 
  • Escassez: produtos e serviços limitados geram uma sensação de exclusividade, por isso, a escassez provocam compras impulsivas; 
  • Prova social: as pessoas tendem a fechar uma compra quando elas vêem que outros consumidores já compraram o mesmo produto ou serviço e o indicam.

4. Capriche no follow-up e no pós-venda - Um cliente feliz é alguém que vai voltar, comprar mais e, o melhor de tudo, vai fazer publicidade gratuita. O que isso significa, meu caro amigo? Que você já domina a arte de como ser o melhor vendedor.

Se você não conseguiu fechar a venda no primeiro contato, não desanime. É muito importante fazer acompanhamento do processo de vendas com o follow-up para garantir que o cliente tenha todas as informações sobre o seu produto ou serviço em mãos.  

Outro ponto importante que merece atenção no processo de como ser o melhor vendedor é o pós-vendas. Não é porque você fechou a  venda que a relação com o seu cliente acabou. Pelo contrário, ela está apenas começando. Sendo assim, mostre-se sempre disponível ao seu cliente e atenciosos às suas demandas para fidelizá-lo.

5. Atualize o seu conhecimento - Minha última dica de como ser o melhor vendedor é o enriquecimento do seu conhecimento. Para isso, é importante participar de cursos e formações sobre a área comercial com objetivo de atualizar suas técnicas. Além disso, é uma ótima oportunidade de compartilhar experiências e ampliar seu network.  

Por isso, eu apresento a minha formação “Os 3 pilares das vendas” que desenvolve os 3 pontos principais de um processo de vendas: a prospecção, as objeções e o fechamento. Dessa maneira, eu faço uso dos meus mais de 20 anos de experiência na área comercial, para ensinar o processo de vendas, do início ao fim. 

Fonte: Thiago Concer