Como definir metas de vendas para seu time em 4 passos


Foto: Markus Winkler/Unsplash

Todo e qualquer time de vendas precisa ter metas de vendas claras e bem definidas, até porque quem não sabe onde quer chegar normalmente não chega a lugar algum. As metas são essenciais para o alcance de bons resultados e, consequentemente, determinantes para o sucesso em vendas.

Estabelecer metas para as equipes de vendas é uma estratégia que ajuda muito no direcionamento das ações, na manutenção do foco e da motivação.

Sendo assim, os gerentes de vendas precisam adotar alguns critérios para definir as metas do seu time e potencializar a performance da equipe.

Quer saber que critérios são esses? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!

4 passos para estabelecer suas metas de vendas

Analise o mercado - Para ser realista e sensato no estabelecimento de metas, é fundamental que se conheça o mercado no qual a empresa está inserida.

Procure conhecer o percentual de crescimento do segmento, avalie as atuais condições de oferta e demanda, conheça o concorrente e também o comportamento do seu público-alvo em relação aos produtos e serviços.

Verifique os indicadores de vendas da empresa - As metas de venda devem ser baseadas em análises e projeções financeiras.

Se a empresa não estiver em uma situação confortável, as metas devem ser voltadas para reverter os quadros difíceis.

Por outro lado, se o negócio vem de uma sequência de bons resultados financeiros, as metas devem ser desenvolvidas a fim de melhorar o faturamento.

Vale ressaltar que, ao estipular metas com grandes aspirações financeiras, o indicado é que você considere também os investimentos que está disposto a fazer para tornar essas metas factíveis.

Mensure a capacidade de vendas e entrega da sua empresa - De que adianta fazer promoções, treinar a sua equipe de maneira intensiva, traçar metas altas e aumentar consideravelmente as vendas, se a empresa não estiver preparada para entregar os produtos?

É preciso organizar a logística da empresa antes de iniciar uma campanha de vendas, ou seja, as metas devem considerar a capacidade de produção e entrega.

Além disso, é necessário elaborar metas adequadas ao tamanho da sua equipe: se o time é pequeno e você não pretende reforçá-lo, como quintuplicar o número de vendas em um mês?

Humanize as metas - Não pense apenas nos lucros. Ao criar metas, pense nas pessoas e procure assegurar o bem-estar dos seus vendedores.

Fuja de metas desumanas, em que os profissionais terão que sacrificar a vida pessoal e a própria saúde para bater os números estipulados. Lembre-se que um bom vendedor depende de descanso, boas noites de sono, momentos em família e incentivos.

Por falar em incentivos, não se esqueça de estimular os vendedores verbalmente, de ouvir a opinião da equipe na hora da definição de metas e de pensar em premiações para aqueles que apresentarem alta performance em vendas.

Os objetivos devem vir acompanhadas de recompensas. Pense nisso!

Fonte: DNA de Vendas