O processo de venda exige paciência, dinamismo e uma série de habilidades importantes. Mas isso não quer dizer que é preciso ter um dom para ser um ótimo vendedor, as características podem ser aprimoradas com o tempo. O segredo é desenvolver as qualidades certas.
O cliente deve sair satisfeito com o atendimento recebido e ter suas necessidades supridas pelos produtos adquiridos. Para tanto, a empresa deve verificar como ele se comporta, quais são as suas necessidades e como superar as suas expectativas.
Orientar a equipe para ser rápida e prestativa com o cliente é uma forma de cativar o consumidor para vendas futuras. O vendedor deve ser treinado para atender toda pessoa como “o seu cliente” – aquele a quem deve dar toda a atenção, pois é a razão do seu trabalho e da sua profissão.
Além disso, deve conhecer profundamente todos os detalhes do produto ou serviço oferecido. É fundamental ter em mente que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e prestar informações detalhadas aos atendentes sobre toda a linha de produtos da loja.
As principais características do bom vendedor
- Ter entusiasmo em vender.
- Manter impecável a apresentação pessoal.
- Ser persistente.
- Possuir boa memória.
- Falar fluente e claramente.
- Ter ambição.
- Ter tato.
- Vestir a camisa da empresa.
- Manter o autocontrole.
- Falar a verdade.
Os sete passos fundamentais da boa venda
- Conhecer a mercadoria.
- Criar uma abordagem inicial positiva.
- Descobrir a real necessidade do cliente.
- Apresentar os benefícios do produto vendido e, somente após isso, apresentar as características dele.
- Superar as objeções apresentadas pelo consumidor.
- Fechar a venda quando perceber que o produto atende à necessidade e aos desejos do cliente.
- Realizar venda adicional, alertando o consumidor sobre algo que possível ou eventualmente ele tenha se esquecido de pedir.
Recomendações
O empresário deve desenvolver estratégias e motivar os profissionais de vendas nos seguintes aspectos:
- Criar uma política de qualidade voltada ao atendimento do cliente e fazer com que segui-la seja uma questão básica para integrar equipe de vendas.
- Desenvolver ações voltadas para a satisfação dos clientes, como melhorias no ambiente, adaptação às características e gostos pessoais.
- Treinar constantemente os vendedores, buscando o desenvolvimento profissional.
- Verificar se o sistema de recrutamento e seleção dos profissionais de vendas é adequado ao produto. Se necessitar, busque auxílio de empresas especializadas.
- Criar uma equipe duradoura, evitando trocas constantes de vendedores.
- Verificar continuamente o grau de satisfação e motivação dos vendedores, buscando a causa e as soluções possíveis para melhorar as condições de trabalho.
- Evitar vendedores despreparados e desqualificados profissionalmente. Se não houver condições de desenvolvê-los, o melhor é buscar outros mais adequados.
- Estabelecer níveis de autonomia para que os vendedores tenham poder de decisão, evitando que sempre tenham de solicitar apoio da gerência ou do proprietário do negócio para fechar a venda.
- Condições adequadas de trabalho, em vendas tanto internas (loja) quanto externas (por meio de deslocamento e apresentação para o cliente).
- Envolver os vendedores nas estratégias e condições de venda. Se as decisões forem tomadas apenas pelo empresário ou pelo gerente, o resultado nunca será tão bom quanto o que pode ser obtido se toda a equipe estiver envolvida nas decisões.
Fonte: Sebrae