Você sabe o que é gestão? Muitas vezes, no mundo corporativo, assumimos que todos sabem exatamente o que significa gestão. Mas será que é assim mesmo? É comum definir gestão como a atividade administrativa que visa atingir os objetivos da companhia de maneira eficaz, valorizando o conhecimento e as habilidades das pessoas. Para isso, o gestor deve ter a capacidade de manter a sinergia entre o grupo, a estrutura empresarial e os recursos já existentes.
Além desses aspectos, existem outros fatores que definem o que é gestão, esses elementos podem estar diretamente relacionados ao momento atual, como a gestão 4.0, um modelo que inclui no escopo de habilidade de um líder, aprender a lidar com a transformação digital. Outros aspectos, como gestão de pessoas, são a espinha dorsal de uma boa liderança.
Gestão e administração são a mesma coisa?
Na análise gramatical, sim. E muitas vezes os dois termos são tratados como sinônimos. Mas, na prática, há algumas sutis diferenças que precisam ser analisadas.
Vamos à etimologia: administrar significa planejar algo, controlar e dirigir os recursos humanos, materiais e financeiros. Em sua concepção, o termo é mais voltado para o aspecto técnico, com foco no processo administrativo.
Segundo o fundador da Teoria Clássica da Administração, Jules Henri Fayol, o administrador é responsável por conduzir a empresa, levando em consideração a finalidade de alcançar os objetivos da organização. Sendo assim, a administração é racional e visa atingir as metas e os propósitos da empresa.
E o que é gestão? - Já a gestão é a atividade que tem como princípio fundamental incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos funcionários. O foco é a questão gerencial, cujo processo é voltado para o político-administrativo. Ou seja: carrega componentes mais humanos, por isso é mais intuitiva do que a administração.
Perceba que o gestor une as metas da empresa com a prática da equipe, pois consegue avaliar o trabalho dos colaboradores, fornecendo direcionamentos assertivos, e engajar o time nas entregas que dão valor ao negócio.
Grandes autoridades no assunto
Como qualquer campo de conhecimento, a gestão tem seus estudiosos fundamentais. Então, para que você se aprofunde no tema, preparamos uma lista com autores e obras que você precisa conhecer:
A Riqueza das Nações, de Adam Smith – A obra mais famosa do pensador britânico. Embora seja um estudo sobre economia, o livro apresenta as bases da divisão do trabalho e do valor atribuído a ele.
A Quinta Disciplina, de Peter Senge – Considerado fundamental por muitos especialistas, o livro apresenta o conceito “da organização que aprende” — inovador nos anos 90 e ainda hoje em voga. Para o norte-americano, o crescimento das empresas está mais relacionado à capacidade de aprender de seu pessoal do que com a estrutura material e tecnológica.
Empresas feitas para vencer, de Jim Collins – O autor mostra os princípios atemporais do processo de transição de uma boa empresa para a grande organização. Escrito a partir de uma pesquisa com companhias norte-americanas, o livro apresenta os fatores que criam organizações duradouras de qualquer setor da economia.
Fonte: Runrun.it