Como motivar equipe de vendas?

Confira 7 dicas imbatíveis para ter um time de alta performance


Foto: divulgação

Que equipes motivadas geram bons resultados, todos nós sabemos. O grande desafio está em entender como é possível fazer isso acontecer. Pilotar uma área comercial é um desafio intenso. Uma metáfora que comparasse o setor de vendas de uma empresa com uma zona de guerra poderia não ser tão exagerada. 

Quem já chegou exausto ao final de um mês difícil, mas com meta batida depois de muito esforço se identificaria facilmente com isso. Saber que a “ressaca” da comemoração nem terminou e que o placar já está em branco novamente, exige muita motivação. 

Vejo alguns fatores como fundamentais para que os “nãos”, que vem antes de cada “sim”, sejam ouvidos com tranquilidade e sabedoria. Quero dividir esses fatores contigo.

#1: Alinhar o propósito é fundamental para motivar equipe de vendas - Esse item é o primeiro porque, além de ser fundamental para motivar a equipe de vendas, ele é a base de qualquer condição de relacionamento. Escolha para sua equipe pessoas que entendam e concordem profundamente com o propósito do seu negócio. Afinal, é preciso acreditar no que se vende. Além disso, quando tudo parecer distante, esse alinhamento será fundamental.

#2: Para motivar equipe de vendas, é preciso saber ouvir e dar voz - Você deve ouvir profundamente todas as ideias, sugestões e críticas, avaliando-as de maneira real e fazendo a devolutiva adequada. É necessário ouvir pensando em entender o que aquela pessoa está sentindo ao vivenciar aquele processo de forma frequente.Experimentar a prática de novos formatos, com participação e engajamento de quem os sugeriu, é sensacional e eficiente.

#3: Praticar meritocracia é uma das bases para motivar equipe de vendas - Desenvolver um modelo de gestão baseado em reconhecimento, incentiva uma atmosfera de aprendizado e crescimento individual e coletivo. Evidenciar e expor, de maneira transparente performances positivas, até premiando as melhores com evolução de carreira e remuneração, reforça para o grupo que, ao acreditar e executar, é possível ter sucesso.

#4: Para motivar equipe de vendas, demonstrar confiança é primordial - Acredite na capacidade de execução e delegue tarefas mais desafiadoras. Permita que seus liderados façam, mesmo que errem.Ao saber que podem contar com sua confiança para executar tarefas maiores, seus vendedores se sentirão mais apoiados e confiantes, desenvolvendo a proatividade.Além disso, essa ainda é a melhor forma de  ensinar – e aprender.

#5: Treinar, treinar e treinar é o segredo para motivar equipe de vendas - De acordo com um estudo, os vendedores que recebem pelo menos três horas de treinamento por mês excedem suas metas de vendas em 7, aumentam a receita em 25% e aumentam a taxa de fechamento em 70%. O que faz sentido quando consideramos que a excelência só pode ser alcançada através da repetição. Portanto, entenda os pontos relevantes e desenvolva treinamentos em todos os formatos. Dinâmicas práticas mais próximas da realidade e com envolvimento de todo o time são as melhores. E, quando achar que terminou, comece novamente.

#6: Para motivar equipe de vendas, é importante ter comunicação transparente - Chamo isso de gestão participativa. Ninguém pode remar com todas as suas forças sem saber para onde o barco está indo. Portanto, compartilhe informação estratégica, explique as decisões importantes, dê autonomia. Assim, você se sentirá muito mais confortável em cobrar resultados.

#7: É impossível motivar equipe de vendas sem ser justo - O senso de justiça é o fator potencial para motivar equipe de vendas. Porém, infelizmente, muitas vezes isso é distorcido por falta de informação. É comum que um membro do time olhe apenas um lado da história e pese de maneira incompleta o cenário real. Se isto acontecer, apresente prismas diferentes e argumente sobre empatia. Uma única decisão que não seja justa, ou mal compreendida, pode desmotivar o mais comprometido dos vendedores.

Conclusão

Motivar a equipe de vendas é fundamental para manter seus vendedores sempre ativos, indo atrás de novas oportunidades, evoluindo e – com isso – levando a empresa a um nível mais elevado. Mas para isso, é preciso:

  • Começar pela escolha dos membros da sua equipe – selecionado perfis alinhados ao propósito da sua empresa
  • Saber ouvir sua equipe e oferecer feedbacks honestos e construtivos
  • Mostrar reconhecimento pelos bons resultados percebidos
  • Demonstrar confiança, dar autonomia e delegar tarefas
  • Fornecer treinamentos regulares e criativos
  • Manter e incentivar a comunicação transparente
  • Sempre mostrar justiça em suas decisões.

Por: Korr Bleggi | Fonte: Leads 2b