Vender não é dom. É técnica


Foto: Bench Accounting/Unsplash

Provavelmente você já conheceu um excelente vendedor, mas será que ele tinha o dom de vender ou tinha técnicas? Existem bons vendedores que realmente têm o dom, mas não dominam as técnicas de venda, o que poderia torná-los ainda melhores. Por outro lado, existem vendedores que construíram suas habilidades através do estudo de técnicas e do aperfeiçoamento das mesmas.

Consideramos que vender não é dom, é técnica. Em outras palavras, não é uma arte, e sim uma ciência. Quem deseja conseguir sucesso nesse trabalho, precisa ser capaz de desenvolver táticas, ferramentas, comportamentos e gatilhos de vendas. Mas como desenvolver essa ciência na sua profissão? É exatamente isso que veremos.

A ciência das vendas

Antes de qualquer coisa, precisamos lembrar que o mundo mudou, o comportamento dos consumidores mudou. Portanto, o vendedor precisa aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças. O vendedor jé tem um estereótipo pronto, tachado de insistente e de empurrão.

Tudo isso dificulta o processo de abordagem na hora de vender e, antes mesmo de oferecer um produto, é preciso vender-se a si próprio, passando sua credibilidade. Nesse momento você precisa ser parceiro e apresentar soluções para o potencial cliente. Para lhe ajudar ainda mais, separamos sete regras de ouro da venda para você transformar-se em um excelente vendedor.

Técnicas de vendas

Para tornar-se ainda melhor no seu trabalho, leia com atenção e coloque em prática nossas dicas, temos certeza que fará toda a diferença na sua carreira. Posicione-se como especialista - É comum nos deparamos com vendedores que se descrevem de tal nicho, mas assim não conseguimos ter certeza de qual produto ele vende.

Por isso, apresente-se como um especialista no que você vende. Por exemplo, se você vende cursos de administração, apresente-se assim: sou especialista em cursos de administração. Eu vendo soluções para você administrar sua empresa da melhor forma possível. Dessa maneira, você posiciona-se como autoridade no seu ramo específico de trabalho.

Vença seus concorrentes - Depois de encontrar seu segmento, você precisa vencer os seus concorrentes ou os gigantes da sua área. Apegue-se aos detalhes da sua área e entenda qual é a dor que o seu cliente passa quando precisa de um determinado produto. Fazendo isso, você fica um passo à frente dos seus concorrentes e faz com que o mercado lhe veja como um dos melhores, se não, o melhor.

Venda soluções - Como vimos acima, você precisa entender qual é a dor que o seu cliente estão passando ao procurar determinado produto. Depois disso, você não pode sair por aí oferecendo o seu produto ou serviço, você PRECISA oferecer soluções que curam a dor ou o problema do seu público. Acredite pensar dessa maneira fará toda a diferença no seu processo de vendas.

Mude seu vocabulário - Muitos vendedores pensam igual, falam e agem da mesma forma, portanto mude seu vocabulário, destaque-se. Com as mudanças do processo de compra, você deve ser único, encontrar as palavras certas e conquistar a atenção dos clientes de uma maneira inovadora. Agindo do mesmo modo que outros vendedores, você terá o mesmo resultado que eles. Encontre palavras que despertem atenção, realize uma abordagem diferente e use até mesmo gatilhos mentais. Temos certeza que já será um grande começo para o caminho do sucesso.

Treine - O treino é fundamental em qualquer processo e, no de vendas, não seria diferente. Para conhecer melhor as técnicas de vendas e aprimorá-las, é fundamental estudar. Estude as tendências de mercado, as mudanças do mundo, dores de potenciais clientes e saiba tudo sobre o ramo em que atua. Treine, estude e depois coloque em prática.

Aumente suas conexões - Quem tem contato, conexões, tem conhecimento. Portanto, o importante não é saber, mas conhecer pessoas que saibam. Para construir uma ampla conexão, realize networking, visite feiras, participe de eventos do seu ramo, leia e esteja presente no Linkedin. Uma dica legal, porém pouco usada, é manter uma boa comunicação com seus contatos. Ligue para eles, pergunte como estão, se precisam de algo e até mesmo apresente pessoas da sua rede. Essa etapa será muito importante no seu processo de vendas.

Produza conteúdos - Pode parecer um pouco complicado, mas produzir conteúdos pode ser seu diferencial. Ao encaminhar conteúdo para os seus clientes ou para as suas conexões, você estará dizendo que é um especialista no ramo. Por isso, produza conteúdo: tenha um blog, escreva no linkedin, grave vídeos e publique artigos. Com certeza isso te colocará em uma posição acima dos seus concorrentes, além de educar o seu público.

Dica bônus - Tenha metas. Contar com metas é fundamental para a realização dos seus objetivos. Crie metas diárias que sejam mensuráveis e jamais se frustre com um NÃO. Ele será uma porta de aprendizado para conquistar um SIM.

Gostou das nossas dicas sobre vendas? Percebeu como vender não é dom e sim uma técnica. Um dos maiores desafios para o crescimento tanto pessoal, como da organização é sua capacidade de vender.

Fonte: MasterMind